Petrópolis, carinhosamente conhecida como Cidade Imperial, é um destino que respira história e encanta com suas paisagens. Localizada na Serra Fluminense, a aproximadamente 70 km do Rio de Janeiro, a cidade oferece uma viagem no tempo, revelando a arquitetura, a cultura e o modo de vida da família imperial de Dom Pedro II.
Ao subir a serra, o visitante é presenteado com vistas deslumbrantes de montanhas, com mirantes ao longo da estrada que convidam a paradas para admirar a Mata Atlântica preservada. Na cidade, a conservação do patrimônio é notável, e muitos dos casarões de época abrigam museus, restaurantes, hotéis e até faculdades, proporcionando uma imersão completa na atmosfera imperial.
Para explorar todas as atrações, a recomendação é uma estadia de dois a quatro dias para ter uma experiência mais aprofundada. Petrópolis é, sem dúvida, um convite irrecusável. Nesta matéria, separamos alguns dos lugares que você e sua família precisam conhecer quando estiverem na cidade.
Cada visita é um motivo para voltar!
Inaugurado em 1884, o Palácio de Cristal é ótimo para iniciar o tour pela cidade, pois conta com centro de atendimento ao turista. Ali, foi sediado o baile que celebrou a abolição da escravatura, no qual a Princesa Isabel entregou cartas de alforria para as últimas pessoas escravizadas de Petrópolis. O jardim é perfeito, com vários canteiros de flores, espelhos d’água e gramados bem cuidados.
O Palácio Quintandinha, erguido na década de 1940, tem arquitetura e decoração interna inspiradas no mar e nas florestas brasileiras. Os corrimãos são em formato de ondas e as luminárias imitam conchas. Antigamente, uma gaiola gigante abrigava aves tropicais e ela hoje é um dos destaques do palácio. Agora, o espaço funciona como Centro Cultural do Sesc, oferecendo exposições de arte. Visitantes também conseguem se hospedar nos charmosos apartamentos do local.
Um principais cartões-postais de Petrópolis é o Museu Imperial. Antiga residência de verão de Dom Pedro II, o palácio abriga bens da família imperial, como a coroa do imperador, do ano de 1841. Ao visitá-lo, conheça ambientes incríveis: sala de música e baile, gabinete de estudos do imperador, sala que guarda uma réplica do traje de 20 quilos usado na coroação por Dom Pedro II, entre outras acomodações impecáveis.
Para a preservação do piso, é necessário guardar os sapatos em compartimentos e utilizar pantufas, o que torna a experiência ainda mais divertida. O Mausoléu Imperial, localizado na Catedral de São Pedro de Alcântara, guarda os sarcófagos de Dom Pedro II, Teresa Cristina, Princesa Isabel e seu marido, o Conde d’Eu.
Conhecida como “A Encantada”, a Casa Santos Dumont era uma residência de verão de estilo francês de Alberto Santos Dumont. Até hoje guarda objetos pessoais do inventor e outros itens importantes. O passeio para visitar essa moradia é acessível e ótimo para descobrir mais sobre essa figura histórica do nosso país.
José Tavares Guerra, financista e filho de comendador de café, após anos de estudo na Europa, buscou unir os estilos europeus com as modernidades do final do século 19 na Casa dos 7 Erros. Mas a verdade é que existem mais diferenças entre o lado esquerdo e o direito da construção. Hoje, ela recebe exposições e apresentações musicais.
Petrópolis é um destino que oferece rica infraestrutura turística. O Clube Bancorbrás quer que você conheça a Cidade Imperial e tenha momentos inesquecíveis na Serra Fluminense com as pessoas que você mais ama.