Abra a janela e veja montanhas nevadas ao fundo, árvores nativas da Patagônia e casas com arquitetura delicada
Está sonhando com paisagens surreais e aventuras de outro mundo? El Calafate é o destino certo! Uma cidade que conquista os visitantes com sua graciosidade e hospitalidade. Localizada na província de Santa Cruz, possui menos de 30 mil habitantes, mas surpreende pela moderna infraestrutura turística. O centro é pequeno, repleto de flores decorando as ruas, fachadas de prédios coloridas e comércios variados.
Sua atmosfera segura e acolhedora é a porta de entrada para uma das áreas mais impressionantes da Patagônia Argentina: o Parque Nacional Los Glaciares, lar de algumas das maiores geleiras do mundo. Ao pegar a estrada rumo às atrações naturais, prepare-se para ver cenários belíssimos que fazem valer a pena estacionar o carro e tirar fotos únicas.
Glaciar Perito Moreno
Entre as joias da região, Perito Moreno é uma das mais impactantes. Com uma área que ultrapassa os 250 km², o equivalente a cerca de 30 mil campos de futebol, o glaciar é deslumbrante pelo tamanho e por suas cores que misturam tons de branco e azul. Esse paredão de gelo se ergue por mais de 60 metros de altura acima da superfície e atinge até 100 metros abaixo dela. Já o seu interior ultrapassa os 700 metros de espessura.
A experiência começa com uma viagem de aproximadamente 1h30 em vans que saem do centro da cidade. Por lá, é possível apreciar o Perito Moreno através das passarelas que o circundam, em passeios de barco ou fazendo trekking.
Durante a visita, você provavelmente verá blocos de gelo se desprendendo, caindo no rio e fazendo um som estrondoso, parecido com o de um trovão. Isso acontece porque a geleira está em constante movimento, crescendo em volume de neve que cai da Cordilheira dos Andes, na fronteira entre Argentina e Chile.
Após atravessar o Lago Argentino em um percurso de 45 minutos, inicia-se a trilha. O trekking dura cerca de 1 hora e não é fácil, por isso, é necessário andar devagar e com calma. Ao longo do trajeto, você pode matar a sede com a água doce e gelada disponível ali mesmo, direto da natureza. No final da trilha, o guia serve whisky com gelo retirado do próprio glaciar para comemorar essa atividade incrível.
Mais glaciares
O Parque Nacional Los Glaciares abriga outras geleiras igualmente fascinantes. Uma excursão de barco permite conhecer alguma delas, como o Upsala, um dos maiores Icebergs da América do Sul. Para observá-lo, o barco para por cerca de meia hora ao lado dele, assim os turistas posam para fotos e admiram a imponência do bloco de gelo flutuante.
Em seguida, o trajeto segue até o Glaciar Spegazzini, que, embora seja mais estreito, possui mais de 130 metros de altura. O momento mais mágico ocorre quando o capitão desliga os motores da embarcação, permitindo que os turistas vejam e ouçam o som dos blocos de gelo se desprendendo e mergulhando no lago.
Estâncias
As estâncias ao redor de El Calafate são uma oportunidade para curtir a vida rural da Patagônia. São fazendas históricas, com estrutura para receber turistas que querem ir além das atrações principais. Os visitantes podem fazer passeios a cavalo, participar de trilhas guiadas, andar de quadriciclo, se aventurar na tirolesa ou apenas vivenciar o cotidiano local. Algumas estâncias oferecem visões privilegiadas da Cordilheira dos Andes, de animais típicos, como lebres, e paisagens belíssimas da Patagônia Argentina.
El Chaltén
Outro destino muito procurado é a vila de El Chaltén, que fica a pouco mais de 3 horas de carro de El Calafate. Considerada a capital do trekking argentino, conta com algumas trilhas de diferentes níveis de dificuldade. A mais famosa leva até a Laguna de Los Tres, de onde se tem uma vista espetacular do Monte Fitz Roy, que se destaca com seus picos agudos e nevados.
Há também trilhas para Poincenot e Piedras Blancas, ótimas para imersão na natureza. E, se a ideia for uma caminhada mais leve, uma trilha de 30 minutos leva à Cachoeira Chorillo Del Salto, que tem uma queda d’água formada pela água do derretimento das geleiras. Se você estiver com uma garrafinha, aproveite para enchê-la com água potável direto da fonte.
Outros pontos turísticos
Além dos pontos turísticos naturais, El Calafate se destaca pela cultura. O Centro de Interpretación Histórica, por exemplo, apresenta um panorama histórico e cultural da Patagônia Austral – desde os tempos dos dinossauros até os povos originários da região, como os Tehuelches. É muito educativo e visualmente atrativo.
Outro espaço legal é a Intendencia do Parque Nacional Los Glaciares, que, além de ser a sede administrativa, oferece pequenas trilhas entre as árvores nativas, com placas educativas sobre a fauna e a flora. O Glaciarium, localizado à beira do Lago Argentino, é um moderno centro de interpretação dedicado aos glaciares, destacando de forma acessível a importância dessas formações para o equilíbrio climático do planeta. Descendo algumas escadas, os turistas ainda têm uma surpresa: um bar de gelo.
Por fim, a rua principal da cidade, El Libertador, é perfeita para programas a qualquer hora do dia ou da noite. Ela concentra diversas lojas e restaurantes de pratos típicos da região: empadas, cordeiros assados e trutas. Caminhar ali é uma forma agradável de vivenciar o clima acolhedor de El Calafate, seja para experimentar a gastronomia local ou apreciar o ritmo de vida da área.
El Calafate mexeu com o seu coração? O Clube Bancorbrás transforma esse sonho em realidade com roteiros incríveis e suporte completo. Vamos planejar sua aventura na Patagônia agora mesmo!