Melhor Idade

Redescobrindo a maior idade na Costa Rica

Publicado em 18/09/2025

Viaje em férias revigorantes em um dos países mais felizes do mundo, que acolhe todos os viajantes sem distinção

A sensação de viajar para um destino que é globalmente reconhecido por sua alta expectativa de vida e pela felicidade da população, com certeza, é uma experiência única.

Ainda mais se ele ainda tiver como base um rico ecoturismo. Por esse motivo, a Costa Rica atrai o público da maior idade que busca uma aposentadoria tranquila, mas com um toque de aventura.

Nesse país, os visitantes sentem como é viver a Pura Vida, um estado de espírito que abraça a simplicidade, a gratidão e o otimismo. Para os idosos com mais de 75 anos, essa mentalidade se traduz em um ambiente propício para o descanso e a renovação.

Vista do Parque Nacional Manuel Antonio. (Créditos: Freepik/inguskruklitis)

 

Como chegar

Ao sair do Brasil, o principal ponto de entrada é o Aeroporto Internacional Juan Santamaría, em San José, capital da Costa Rica. De lá, é possível seguir para a cidade escolhida utilizando táxi, Uber ou transfer contratado previamente.

Embora exista transporte público, muitos turistas consideram os ônibus menos práticos para carregar malas.

Agora, a melhor época para visitar o país é de dezembro a abril. Trata-se da estação seca, quando o clima está mais estável e ensolarado.

No entanto, a estação chuvosa, entre maio e novembro, é boa para comprar passagens, porque os preços são mais baixos e as paisagens mais verdes, especialmente nas florestas tropicais.

 

Atrações para a maior idade

A diversidade de cenários é um dos grandes atrativos da Costa Rica. No Parque Nacional Manuel Antonio, por exemplo, é possível caminhar por trilhas em meio à floresta tropical e, ao final, encontrar as praias paradisíacas de Manuel Antonio, Espadilla e Gemelas.

Já o Parque Nacional Tortuguero proporciona a rara experiência de acompanhar a desova de tartarugas-marinhas, uma das maiores riquezas da fauna local.

E que tal conhecer alguns vulcões? O Poás, com uma extensão de 1,6 km, revela sua beleza quando as nuvens se dissipam e o lago verde aparece no meio da cratera.

Visite também a região de La Fortuna, o lar do Vulcão Arenal, de 1.670 metros de altura. Esses dois locais contam com trilhas que surpreendem qualquer viajante.

A cratera do Vulcão Poás. (Créditos: Freepik/user21859082)

 

Outro destaque importante da Costa Rica são as praias. Destinos costeiros como Tamarindo e Jacó são conhecidos pelo pôr do sol inesquecível.

Já Puerto Viejo de Talamanca é uma vila que atrai visitantes por seu ambiente descontraído e águas cristalinas ótimas para surfe. A capital San José, por sua vez, é repleta de atividades e pontos turísticos incríveis.

Ande calmamente pela Avenida Central e visite os museus Nacional de Costa Rica e Del Oro Precolombino, o Teatro Nacional, a Catedral Metropolitana e também os mercados Central e o Nacional de Artesanías. 

Fachada da Catedral Metropolitana. (Créditos: Freepik/user21859082)

 

Durante a sua estadia no país, permita-se viver uma verdadeira experiência gastronômica. A culinária tem como destaque o gallo pinto – uma combinação de arroz e feijão que, diferentemente do que muitos pensam, não é exclusividade da mesa brasileira.

 

Turismo acessível 

A Costa Rica tem se empenhado em tornar suas belezas naturais acessíveis a todos, incluindo os viajantes com mobilidade reduzida. A legislação local incentiva que locais públicos e hotéis ofereçam condições de acessibilidade. 

Existem trilhas pavimentadas em parques nacionais, tirolesas adaptadas com cinto de segurança especial e até cadeiras de rodas com monitores treinados para auxiliar surfistas na Praia de Puntarenas. 

Casal feliz na praia. (Créditos: Freepik)

 

Essa infraestrutura permite que pessoas com deficiência e idosos desfrutem de atividades ao ar livre, como a observação de vida selvagem e passeios pela natureza, sem preocupações com barreiras físicas. 

A Costa Rica não é apenas um destino, mas um convite para viver a vida ao máximo, independentemente da idade e das circunstâncias. O que você está esperando? Compre o seu pacote agora com o Clube Bancorbrás!

Acessibilidade
América Central
Bancorbrás
Biodiversidade
Clube Bancorbrás
Costa Rica
Florestas Tropicais
Maior Idade
Mobilidade Reduzida
Turismo
Turismo Acessível
Viagem Acessível
Vida Selvagem
Mais lidas
Dicas de viagem
11/02/2025
Paisagem na Patagônia (Créditos WirestockFreepik) Com temperaturas amenas e sol disponível por mais horas, a região é riquíssima em atividades ao ar livre e lagoas cristalinas   A Patagônia fica na região localizada entre a Argentina e o Chile, sendo conhecida por ser predominantemente fria e com bastante umidade. Porém, muitas pessoas ainda não conhecem […]
Tesouros do Tempo
02/06/2025
Descubra paisagens inesquecíveis e viva uma viagem segura e encantadora com a Bancorbrás Que tal fazer uma pausa merecida e descobrir os encantos da Irlanda com tranquilidade e inspiração? Se você está na melhor idade, esse destino histórico vai te encantar com seu riquíssimo turismo cultural e suas paisagens deslumbrantes. Fonte de inspiração para artistas, […]
Corações Urbanos
29/04/2025
A capital de Portugal é vibrante e acolhedora, ideal para viajantes apaixonados por cultura   Lisboa é a junção perfeita entre cor, história e beleza! Suas ruas extensas, repletas de prédios históricos, conectam residências, restaurantes, lojas e pontos turísticos em um só destino. Para os brasileiros, a capital de Portugal é convidativa devido à facilidade […]