Explore o litoral irresistível de Alagoas e viva praias e cultura da região
O Brasil tem um destino esplêndido, com um ritmo diferente das cidades grandes, mas incrível para viver momentos únicos. Em 2024, Maceió foi eleita a Melhor Cidade para o turismo na premiação O Melhor de Viagem e Turismo, por possuir um dos litorais mais bonitos do país. Sim, a cidade tem potencial para se tornar um dos seus locais favoritos para uma viagem solo, combinando mares paradisíacos e uma rica programação cultural.
As praias de Maceió
As praias são, sem dúvidas, o grande atrativo da cidade com suas águas mornas e cristalinas que convidam para descansar e se divertir. Prepare-se para se encantar com essas belezas naturais do Alagoas!
Pajuçara – Localizada no centro urbano, é cercada por prédios e coqueiros à beira-mar. O movimento de turistas é intenso. Durante o dia, curtem o sol, as águas de poucas ondas e as piscinas naturais formadas pela maré baixa. Algumas jangadas ficam espalhadas na parte rasa do mar, e os visitantes podem fazer passeios de duas horas pelas águas cristalinas.
Ponta Verde – Dividida entre os lados sul (continuação de Pajuçara) e leste (vizinha de Jatiúca), esses trechos se encontram no Marco dos Corais, um píer do Alagoas Iate Clube, ótimo para assistir ao pôr do sol. O mar geralmente é calmo, mas, em maré alta, os moradores até pulam diretamente da orla até a água. No lado sul, os turistas costumam tirar fotos na Cadeira Gigante, um lugar instagramável do calçadão, que também agrupa lanchonetes e lojas.
Jatiúca – Essa praia não é indicada para os que gostam de calmaria, já que suas ondas são fortes. Em compensação, o cenário é belo e a infraestrutura excelente, com barracas de comidas variadas. É uma das preferidas dos surfistas.
Dica: Antes de marcar sua viagem, confira os índices de balneabilidade pelo site oficial do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas, para obter informações sobre a qualidade da água.
As joias do litoral alagoano
Existem algumas praias que não estão em Maceió, porém também são verdadeiro tesouros a poucos quilômetros da capital. Não deixe de conhecer:
Francês – Essa praia de águas calmas e ondas boas para surf fica localizada em Marechal Deodoro, a apenas 30 km de Maceió. Possui barreiras de corais, piscinas naturais e coqueirais enormes. Além disso, tem uma ótima infraestrutura de bares, restaurantes e até um letreiro com “Eu amo Francês”, oferecendo diversas atividades como passeios de barco e esportes aquáticos.
Barra de São Miguel –A aproximadamente 33 km do centro de Maceió. Na época de maré baixa, a extensa barreira de corais forma uma gigantesca piscina natural. Ela tem a magia de unir o mar com a incrível infraestrutura de bares, quiosques e restaurantes. Aliás, ela tem passeios super variados: lanchas, buggy, helicóptero, ecológico e outros esportes aquáticos radicais como flyboard e jet-ski.
Gunga – Considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, pelo Guia Quatro Rodas, e também a cerca de 33 km de Maceió. Vive encantando turistas com seus coqueiros e águas cristalinas, ainda mais com o encontro do mar e a Lagoa do Roteiro! Da até para fazer passeio de lancha pelas barreiras de corais. Caminhar pela areia, fazer passeios de buggy ou ultraleve permite ver de perto as espetaculares falésias coloridas.
Cultura vibrante
No centro da cidade, inicie sua exploração pelo cativante Palácio Floriano Peixoto, ou Palácio do Governo, antiga sede e residência de governadores alagoanos. É um tour divertido para conferir móveis originais da década de 90 e exposições sobre figuras políticas do estado. O Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore, localizado entre o centro e o bairro de Jaraguá, ocupa o Palacete dos Machados e conta a história completa de Alagoas por meio de coleções de Théo Brandão. O passeio é guiado, de forma gratuita, e apresenta obras de artistas locais, objetos utilizados em festas populares, artesanatos e imagens religiosas. É um verdadeiro mergulho na alma alagoana.
Maceió vai te surpreender a cada passo. Venha com o Clube Bancorbrás nesta viagem imperdível!